sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Universidade particular concentra estudantes mais ricos

"É a primeira vez que uma pesquisa do IBGE permite comparar o perfil de estudantes da rede pública com o de alunos da rede privada. Os dados mostram que na rede pública de ensino superior a renda média mensal familiar dos estudantes é de R$ 2.433, contra R$ 3.236 da rede particular.

Como os dados, por serem inéditos, não têm comparação com anos anteriores, Schwartzman levanta duas hipóteses para explicar esses resultados. A primeira é que os alunos de maior renda começam a fugir das instituições mantidas pelo poder público com medo de greves, falta de professores ou instalações degradadas.

A outra hipótese é de que essas instituições públicas possam estar num processo de democratização. Se essa segunda hipótese for verdadeira, Schwartzman diz que ela precisa ser acompanhada com critério, para que não haja o risco de queda da qualidade de ensino."


Tá, vamos fazer continhas!
- Média mensal familiar da rede particular: Mauá + Cásper = R$1.900 - R$3.236 = R$1336
- Média mensal familiar da rede pública: USP+USP+USP+USP = 0 - R$2433 = R$2433
Odeio pesquisas do estilo "Se eu como um frango e você não come nenhum, na média, comemos meio frango cada um"

Agora, a primeira hipótese é verdade, não fiz USP por ter um certo preconceito com a ECA, mas isso era porque eu não conhecia a Cásper. Hoje eu preferiria não pagar faculdade para não ter aula. Mas me diz uma coisa: tem alguma pessoa/estagiário no seu trabalho que faz ECA? Ou seja, ainda não tenho conclusões.

Enquanto isso, vamos pro Iate que meu pai está pagando com os R$1336/mensais que sobraram?

Nenhum comentário: